Início Dia a Dia Cultura Vale do Paraíba e Vale Histórico recebe Circo Navegador com projeto de...

Vale do Paraíba e Vale Histórico recebe Circo Navegador com projeto de circulação de espetáculo e publicação de revista que homenageia palhaço Figurinha

1731
0
Cirquim do Serafim - foto Tahia Macluf 3
O projeto “Figa, Figuinha, Figura, Figurão – Tributo ao Palhaço Figurinha” tem a função de difundir e fomentar a arte circense no Vale Histórico e Vale do Paraíba, estimular a manutenção da memória e a fruição do circo brasileiro por meio da prática da palhaçada com a realização de 8 apresentações do espetáculo “Cirquim do Serafim” e da publicação de uma revista em homenagem ao Palhaço Figurinha e sua família.
Com objetivo de fortalecer a homenagem e ampliar o caráter histórico dos palhaços e do circo brasileiro, o projeto inclui ainda uma cenografia com banners que serão montados em todas as cidades como cenário do espetáculo. Esta cenografia traz a biografia e a imagem dos palhaços Figurinha, Piolim, Picoly e Chicharrão revivendo assim a relação desses grandes nomes com a região do Vale do Paraíba.
O projeto terá como ponto de partida a cidade de Guaratinguetá, onde acontecerá, no dia 19 de FEVEREIRO a primeira das oito apresentação do espetáculo “Cirquim do Serafim” e o lançamento da revista, publicação contendo uma síntese da história do palhaço Figurinha, sua importância para o circo brasileiro e uma reflexão sobre o ser palhaço nos dias atuais.
Guaratinguetá é a cidade de maior porte escolhida para fazer parte da grade de programação do projeto pois é a atual residência de parte da família do Palhaço Figurinha.
As cidades de Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal, Potim e Aparecida também receberão o projeto que traz a memória dos tempos áureos do circo e realiza as apresentações gratuitamente, com a finalidade de democratizar o acesso aos bens culturais e valorizar a memória da cultura brasileira.

Cirquim do Serafim - foto Tahia Macluf 1

Revista
“Nelson Garcia, o palhaço Figurinha, teve estreita relação com o Vale do Paraíba (sendo sua esposa e sogra nascidas em Guaratinguetá, cidade na qual ainda reside parte de sua família). Pedalava a menor bicicleta do mundo e dava tropeços que tiravam gargalhadas do público. Em meio a tantos improvisos esse personagem tem muita história para se contar. Foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em Piracicaba, é nome de teatro. “Agora, é hora do Vale do Paraíba lhe homenagear. Viva o palhaço Figurinha, sua história e sua vida queremos brindar. Com música e marmelada, muitas risadas vamos proporcionar!”, diz Diego Galdino, diretor de produção do projeto.
Qual é a necessidade da reconstrução e manutenção da memória de um palhaço?  “Talvez relembrar ou ser o palhaço nos amplie as possibilidades de sermos humanos. A criação da revista será um tributo a Nelson Garcia, ao ser palhaço e ao circo, tal publicação também terá a função de descentralizar suas histórias, religando Figurinha, o Palhaço e o Circo ao interior, em especial a Guaratinguetá e ao Vale do Paraíba. Sendo também, um convite ao espectador/leitor para que – provocado pelo Circo Navegador – descubra um novo olhar sobre sua realidade e sobre si mesmo.” Destaca novamente Diego Galdino, que também é historiador e coautor da pesquisa que deu origem a revista.
Sinopse do espetáculo “Cirquim do Serafim”
Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres.
Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros, da lona, coloridos com fitas de cetim e pequenas lâmpadas. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços.
A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.
O Grupo
O Circo Navegador dedica-se há quase 20 anos a pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos de circo e teatro. Desde 2002 o grupo está sediado na cidade de São Sebastião, onde mantem um Espaço Cultural e desenvolve uma ação artística continuada.
Já são 7 prêmios realizados entre o Litoral Norte e Vale do Paraíba.  Com uma atuação de destaque nesse período o grupo captou, junto ao governo federal e estadual, e destinou a região aproximadamente meio milhão de reais. Esses recursos foram transformados em arte e cultura de primeira qualidade e distribuídos gratuitamente ou a preços populares. “Temos muita satisfação de poder reverter à população os recursos conquistados por meio de editais públicos. A população merece todo o nosso empenho na democratização do acesso levando arte por toda parte. Nossa ação chega a cidades muito pequenas que não tem uma continuidade de programação e esse projeto pode contribuir para o atendimento de camadas da sociedade que não estão atendidas por outras ações culturais.” Afirma o diretor artístico do projeto Luciano Draetta.

Ficha Técnica do Projeto

Coordenação Artística: Luciano Draetta

Coordenação Técnica: Alejo Linares

Direção de Produção: Diego Galdino

Assistência de Produção: Michel Rodrigues

Assessoria de Comunicação: Bruna Monã

Técnico de som: Valdinei da Silva

Elenco: Alejo Linares e Luciano Draetta

Pesquisa Histórica: Diego Galdino

Editora da Revista: Regina Magalhães

Autor do Texto: Fred Linardi

Serviço:

Cidade: GUARATINGUETÁ

Data: 19/02

Local: Praça Condessa de Frontin (PRAÇA DA ESTAÇÃO)

Horário: 20h

Cidade: POTIM

Data: 20/02

Local: Praça Miguel Corrêa dos Ouros

Horário: 20h

Cidade: APARECIDA

Data: 21/02

Local: Praça Dr. Benedito Meirelles (PRAÇA SÃO BENEDITO )

Horário: 20h

 Cidade: BANANAL

Data: 26/02

Local: Praça Pedro Ramos (PRAÇA DA MATRIZ)

Horário: 20h

Cidade: ARAPEÍ

Data: 27/02

Local: Praça Alambari

Horário: 20h

Cidade: SÃO JOSÉ DO BARREIRO

Data: 28/02

Local: Praça Coronel Cunha Lara (PRAÇA DA MATRIZ)

Horário: 20h

Cidade: AREIAS

Data: 05/03

Local: Praça Senhor Bom Jesus

Horário: 20h

Cidade: SILVEIRAS

Data: 06/03

Local: Praça Padre Antônio Pereira de Azevedo (PRAÇA DA MATRIZ)

Horário: 20h

Assessoria de Comunicação – Bruna Monã

www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você.
Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará