Neste sábado (15) a Secretaria de Saúde promove o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite que vai até 31 de agosto em todo país. Crianças com idade entre 06 meses e 05 anos incompletos.
Os Postos de saúde em diversos bairros da cidade estarão abertos das 08 às 17 horas. Calcula-se vacinar no decorrer da campanha aproximadamente 6.100 crianças do município.
Além disso a Secretaria de Saúde vai montar um posto volante na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, que funcionará das 08 às 14 horas. Também será feita uma atualização da caderneta de vacinação da criança. Caso a mãe não tenha a caderneta em mãos, poderá vacinar à criança mediante apresentação de um documento.
A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).
Fonte: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá