
O Santuário Frei Galvão celebrará seu padroeiro, com Novena do dia 16 a 24 de outubro e missa solene no dia 25 de outubro. Nesta festa, os frades pretendem inaugurar a alameda Frei Galvão, com rua de acesso pavimentada e o novo local do monumento de Frei Galvão.
Esta será a primeira festa sob a administração dos frades franciscanos.
Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, tomou sobre si o hábito e a regra de vida dos Frades Menores e a viveu autenticamente como um filho de Francisco de Assis; e nesse ano de 2021 recordará os 260 anos de sua profissão solene, na Ordem. Deste modo, as reflexões serão desdobradas a partir do seguinte tema: “Frei Galvão e a Espiritualidade Franciscana, as raízes da vida e santidade do primeiro santo brasileiro”. Cada dia da novena trará um paraninfo, relacionando-os a vida e os feitos de Frei Galvão.
Novena comprometida com as pessoas vulneráveis
Todos os dias os fiéis serão convidados a fazer a oração da novena. Para cada dia da Novena os fiéis serão motivados para um gesto concreto, na doação de alimentos para montagem de cestas básicas para a população carente.
Inauguração da Alameda Frei Galvão
Dia 25, às 9h30, com missa Solene, presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, será inaugurada a Alameda Frei Galvão, conforme fala do dia da posse dos frades, dia 11 de abril de 2021.
Para as celebrações eucarísticas, com a participação povo de Deus, serão tomados os devidos cuidados sanitários. O uso de máscaras, álcool gel e temperatura a ser aferida nas porta de entrada. Para que haja melhor proveito e participação, serão disponibilizadas cadeiras, e instalados telões com som e tenda na lateral da igreja para o número excedente de fiéis.
Haverá algumas barracas com venda de comidas e bebidas. A festa externa em grande proporção não será possível, dado o contexto da pandemia.