
A Secretaria Municipal da Saúde convoca toda a população de Guaratinguetá para participar da vacinação contra a febre amarela, que vai continuar em alguns postos. A meta era imunizar 100 mil moradores da nossa cidade, no entanto, o comparecimento está muito abaixo do esperado, até a data de ontem (28/03), apenas 32 mil pessoas buscaram ser imunizadas, ou seja, apenas 32,66% da população de Guaratinguetá.
Veja onde se vacinar:
AME – Assistência Médica Especializada
Endereço: Rua Guaranis, N°35 – Pedregulho
Dias: Segunda, quarta e sexta-feira / apenas no período da manhã.
Unidade Básica de Saúde – Dr. Oswaldo Cruz
Endereço: Rua Marcílio Dias, s/nº – Centro
Dias: Segunda, quarta e sexta-feira / apenas no período da manhã.
Unidade Básica de Saúde – Engenheiro Neiva
Endereço: Avenida Basf, s/nº – Engenheiro Neiva
Dias: Segunda, quarta e sexta-feira / apenas no período da manhã.
Resultado do exame realizado no macaco:
De acordo com a secretaria de saúde, o resultado do exame de necrópsia realizado no macaco que foi encontrado no bairro da Tamandaré, deu negativo para febre amarela, porém, o instituto Adolfo Lutz ainda não enviou os demais laudos para a Vigilância Epidemiológica de Guaratinguetá.
Orientações:
Quem não pode tomar a vacina? Mulheres em fase de amamentação, crianças menores de 9 meses, pacientes recém transplantados e pessoas em fase de quimioterapia e radioterapia. Gestantes só devem tomar a vacina se forem viajar para as principais áreas de risco.
Serão priorizadas para as doses completas (0,5 ml, que equivale imunização para a vida toda) as crianças de 9 meses a 2 anos de idade, pessoas com condições clínicas especiais como aids, doenças hematológicas ou após término de quimioterapia, gestantes (com anuência do médico) em zonas de risco e viajantes internacionais, mediante apresentação do comprovante de viagem.
Já a versão fracionada (0,1 ml, dose que tem durabilidade de aproximadamente oito anos no organismo) será administrada durante esse período a toda população de Guaratinguetá acima dos 2 anos de idade. Pessoas acima de 60 anos devem se consultar com o médico antes de tomar a vacina.
Que tipo de reação a vacina pode provocar? Dor de cabeça, mal estar, ou outras?
Como toda vacina, pode haver reações no local da injeção, com febre e mal estar. Mas esses efeitos duram apenas alguns dias. Em Guaratinguetá, a secretaria de saúde informa que, até o momento não houve registro de reações adversas. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.