
A Secretaria Municipal da Saúde ontem (19) que vai prorrogar até o dia 02/03 a campanha de vacinação contra a febre amarela em Guaratinguetá.
A campanha teve início em 25 de janeiro com término previsto para sábado (17/02), quando ocorreu o “Dia D”. A meta era imunizar 100 mil Guaratinguetaenses, no entanto, o comparecimento estava abaixo do esperado. Até o último dia da campanha, apenas 20 mil pessoas buscaram ser imunizadas.
Confira o cronograma:
Todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação (exceto a do bairro do Campinho), estão realizando a imunização, para isso, basta apresentar a carteira de vacinação.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira.
24/02 (sábado), segundo dia D: Serão aproximadamente 10 postos de saúde abertos para imunização, além dos postos moveis, localizados na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, Praça Brito Broca (próximo ao Poupatempo), Supermercado Colinas, Buriti Shopping e Parque Anthero dos Santos.
Orientações:
Quem não pode tomar a vacina? Mulheres em fase de amamentação, crianças menores de 9 meses, pacientes recém transplantados e pessoas em fase de quimioterapia e radioterapia. Gestantes só devem tomar a vacina se forem viajar para as principais áreas de risco.
Serão priorizadas para as doses completas (0,5 ml, que equivale imunização para a vida toda) as crianças de 9 meses a 2 anos de idade, pessoas com condições clínicas especiais como aids, doenças hematológicas ou após término de quimioterapia, gestantes (com anuência do médico) em zonas de risco e viajantes internacionais, mediante apresentação do comprovante de viagem.
Já a versão fracionada (0,1 ml, dose que tem durabilidade de aproximadamente oito anos no organismo) será administrada durante esse período a toda população de Guaratinguetá acima dos 2 anos de idade. Pessoas acima de 60 anos devem se consultar com o médico antes de tomar a vacina.
Que tipo de reação a vacina pode provocar? Dor de cabeça, mal estar, ou outras?
Como toda vacina, pode haver reações no local da injeção, com febre e mal estar. Mas esses efeitos duram apenas alguns dias. Em Guaratinguetá, a secretaria de saúde informa que, até o momento não houve registro de reações adversas. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.