
De acordo com o boletim de ocorrência, na última sexta-feira (4), houve um desentendimento entre custodiados em um dos pavilhões da unidade, o que exigiu a intervenção dos policiais penais. A confusão começou por volta das 8h20, durante a liberação para o banho de sol no pavilhão VIII da unidade.
Segundo relato de um agente penitenciário, assim que a cela 8 foi aberta, um tumulto se iniciou no pátio. Posteriormente, os presos começaram a agredir uns aos outros e tentaram impedir o fechamento das celas já abertas, bloqueando as portas com objetos, o que exigiu a intervenção dos policiais penais.
Três presos ficaram feridos e foram prontamente atendidos e retornaram à suas celas, por tratar-se de comportamento configurado como indisciplina pela Lei de Execução Penal.
Sendo assim, o estabelecimento penal instaurou Procedimento Investigativo Disciplinar para apurar os fatos e registrou Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.
A Polícia Penal do Estado de São Paulo reforça que a Penitenciária II de Potim opera dentro dos padrões de segurança e disciplina.