Início Notícias Guará Morador de Guaratinguetá será salva vidas na 4° Festa do Peão de...

Morador de Guaratinguetá será salva vidas na 4° Festa do Peão de Cachoeira Paulista

757
0
Divulgação: Vale dia a dia

Você teria coragem de entrar na frente de um touro para proteger alguém? Pois é exatamente esse o trabalho dos salva-vidas de rodeios, que se arriscam com coragem e dedicação para garantir a segurança dos peões e fazer das arenas um espaço de festa e adrenalina.

Essa coragem, o Alex Julio, do bairro Nova Guará em Guaratinguetá, terá nas quatro noites da 4° Festa do Peão, de Cachoeira Paulista – SP 2022.
𝐅𝐮𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨
Após o peão desafiar o touro para permanecer oito segundos em cima do animal, o espetáculo fica por conta dos salva-vidas, que têm a missão de garantir que o peão saia da arena em segurança. Para isso, os salva-vidas se colocam na frente do touro e, com muita técnica e coragem, distraem o animal para que o foco deixe de ser o peão.
Na maioria dos eventos, o trabalho é sempre feito em trio ou dupla, uma medida que garante a segurança de todos. Em algumas competições, como as da PBR, também existem os salva-vidas a cavalo que ajudam a retirar o competidor e manter o touro afastado.
Além de coragem, para ser um salva-vidas de rodeio é preciso paixão, técnica, preparo físico e alguns itens de segurança, uma vez que acidentes, fraturas e escoriações fazem parte da rotina da profissão. Muitos anjos da arena, como também são chamados, relatam inúmeros ossos quebrados, quedas e escoriações e para eles, nem isso os fazem desistir da missão.
𝐃𝐞 𝐩𝐚𝐥𝐡𝐚𝐜̧𝐨 𝐚 𝐚𝐭𝐥𝐞𝐭𝐚
Conhecidos nos Estados Unidos como Bullfighters, os salva-vidas de rodeios antes eram conhecidos como palhaços, e tinham como única função animar a arena entre uma prova e outra. Porém, com o crescimento dos eventos e competições, muitos profissionais passaram a acumular as duas funções.
Até que entre as 1960 e 1970, ainda em solo americano, percebeu-se a necessidade de uma pessoa para cuidar exclusivamente da segurança dos peões após a prova. Assim surgiu oficialmente a profissão de salva-vidas de arena.
Com a profissionalização dos rodeios nos Estados Unidos e Brasil, esses profissionais deixaram de ser chamados de palhaços e a nomenclatura de salva-vidas foi oficializada. Os profissionais que atuam pela PBR, por exemplo, são considerados atletas da modalidade, assim como os peões e touros. E olha que bacana, a linha de fivelas da PBR homenageia os anjos da arena com modelos da linha Bullfighters.