
Pais que moram em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 159 escolas no Brasil, abre a primeira escola com este perfil na cidade, com vagas disponíveis para alunos a partir de um ano e meio até os 5 anos de idade, com início em 1º de fevereiro.
A escola inicia as atividades com a Educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Em nível nacional, a rede tem mais de 30 mil alunos, nas séries de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, mas conhecido como High School.
O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.
A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês, com 4 anos é introduzida a língua materna, mas ainda em proporção menor do que a interação com o português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.
Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no cotidiano. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.
Trajetória de vida sempre dentro de uma escola
Filho de empresária do setor educacional da cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo, Rubiano Lobo Almeida cresceu dentro de uma escola. Formado em Administração e Direito, começou sua jornada no mercado de trabalho dentro do negócio da mãe, Ana Maria Lobo Almeida, aos 18 anos. Hoje, aos 30, se tornou proprietário da Maple Bear em Guaratinguetá, também no estado paulista. A história com a rede de escolas bilíngues com metodologia canadense começou por intermédio do seu irmão. Com as matrículas de suas sobrinhas em uma escola da marca em Taubaté, Rubiano percebeu o desenvolvimento das crianças no inglês, como segundo idioma, e isso chamou a atenção para o ensino aplicado durante as aulas da Maple Bear.
“Em uma viagem internacional, percebi a facilidade da minha sobrinha em se comunicar com as pessoas locais sem a nossa ajuda. Ali, comprovei que a metodologia aplicada na Maple Bear era muito diferente se comparada a outros métodos. Logo após o retorno ao Brasil, entrei em contato com a franqueadora para saber mais informações sobre o negócio e disponibilidade de implantação em Guaratinguetá, uma região próxima a minha cidade natal, que tem uma estrutura e economia mais consistentes. Fechamos contrato e iniciamos as obras para a abertura da primeira escola da rede no município. Acredito que temos muito a oferecer para os pais e as crianças da região, e os moradores do entorno”, comenta Almeida.
A Maple Bear Guaratinguetá conta com três andares de 680 m² cada, aproximadamente. Neste primeiro ano de operação, a escola operará somente com o primeiro pavimento, mas após o crescimento e ingresso de novos alunos, os outros espaços serão utilizados. Com quatro salas prontas, comportando, em média, 18 estudantes, a instituição local gerou 15 empregos diretos.
A escola está localizada na Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 1566 – Residencial Alberto Byington, Guaratinguetá.