
A autorização para instalação de uma farmácia 24h dentro do Pronto-Socorro Municipal de Lorena, localizado na região da cidade, foi aprovada por unanimidade pela Câmara, em duas votações, na sessão ordinária.
Pioneiro no município, o Projeto de Lei (10/2025) foi apresentado pela vereadora e vice-presidente, Dra. Rita Marton (PL). O serviço, de acordo com o projeto, deverá funcionar de segunda a sexta-feira, incluindo os finais de semana e os feriados municipais e nacionais.
A iniciativa estabelece que os medicamentos e a reposição dos antimicrobianos serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
A listagem contendo os remédios disponíveis na farmácia deverá ser fixada em local de fácil acesso aos médicos plantonistas integrantes da equipe multidisciplinar. Além disso, uma cópia deverá ficar disponível nos consultórios do PS.
Mas para receber o medicamento gratuito, os pacientes ou seus representantes legais deverão apresentar o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) de Lorena e a receita médica.
A médica pediatra, Dra. Rita Marton, destacou que a medida traz acessibilidade aos medicamentos à população. “Trata-se de um marco importante na saúde pública da cidade, assegurando um direito que é da criança, evitando o agravamento de uma doença”, explicou.
Breve mais informações serão disponibilizada para os munícipes.