Rafael Moreira, morador do Condômino Mantiqueira em Guaratinguetá, formado em 2011 pelo curso de Ciências Biológicas no UNIFATEA, é envolvido com o turismo ecológico, trabalha com levantamento de aves e foi o grande ganhador do 6° Prêmio de Fotografia do Conselho Regional de Biologia – Primeira Região (CRBio-01).
Seu gosto por aves já existia antes mesmo de ingressar no Centro Universitário Teresa D’Ávila, mas foi a partir do curso que o fotógrafo expandiu seu conhecimento na área e, consequentemente, seu gosto por pássaros e suas variadas espécies.
Há 1 ano de sua formação, o ex-aluno começou a fotografar e o vontade pela prática só foi aumentando. Em 2018, iniciou um projeto com a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) fotografando aves dentro da base que resultou em um livro. “Tive a felicidade de doar um exemplar para a biblioteca do UNIFATEA”, relata Rafael.
Em parceria com o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Ricardo Mendonça, juntamente com a Prefeitura e Secretaria de Cultura de Guaratinguetá, foi realizada uma exposição nomeada “Aves de Guaratinguetá”. A exposição ficou disponível no shopping da cidade, de transformando em uma exposição itinerária, onde passou por diversas escolas e lugares. Parte das fotos, inclusive, ficaram disponíveis no Dia S, evento promovido pelo UNIFATEA, em Lorena.
Ricardo, que também é amigo de Rafael, o avisou do 6° Prêmio de Fotografia do CRBio-01 há poucos minutos de encerrar as inscrições. Foi a primeira competição que Rafael participou, já garantindo o primeiro lugar com uma foto do Tangará, conhecido como Tangará dançarino. A foto foi produzida no bairro do Gomeral (Guaratinguetá/SP), área de grande potencial de turismo ecológico.

Ele nos conta sobre sua evolução após a graduação no UNIFATEA. “Com certeza a graduação me ajudou e tem me ajudado muito! Conhecendo as aves e seus comportamentos, sem dúvidas, temos o privilégio de fotografar melhor! “, explica o ex-aluno.
Desejamos ao Rafael cada vez mais progresso em sua prática, evidenciando a fauna do Vale do Paraíba com excelência!
Conheça mais em @rafinhabird.
Foto/divulgação: Nathalye Almeida / Unifatea