Início Notícias Guará Estudantes de Guaratinguetá recebem nova biblioteca do projeto Cantos de Leitura

Estudantes de Guaratinguetá recebem nova biblioteca do projeto Cantos de Leitura

Iniciativa reforma espaço para estimular a leitura de 400 estudantes da Escola Municipal Professora Maria Carmelita de Moraes, do bairro Jardim Primavera

433
0
Divulgação: Basf

Estudantes da Escola Municipal Professora Maria Carmelita de Moraes, em Guaratinguetá (SP), recebem nesta terça-feira, 2 de julho, às 10h, uma nova biblioteca de leitura com um acervo de 1.200 livros, entre eles com temas voltados à sustentabilidade e diversidade.

A inauguração do espaço faz parte do projeto Cantos de Leitura, que estimula a alfabetização de crianças e jovens a partir da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades, tornando-os mais lúdicos.

O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da BASF via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além do acervo variado de livros que contempla diferentes faixas etárias, a nova biblioteca oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Cerca de 400 estudantes da escola municipal, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, serão beneficiados pela iniciativa.

“Recebemos com alegria esse brilhante projeto que valoriza a leitura na vida dos nossos estudantes. Era um sonho já idealizado reformar e reformular nossa biblioteca, mas esbarramos na falta de recursos. Com a vinda do projeto, poderemos realizar. Estamos ansiosos para a entrega de nossa nova biblioteca, cheia de novidades e toda reformada. Os alunos e professores não veem a hora de utilizarem esse novo espaço para aprimorar ainda mais nosso processo de ensino-aprendizagem por meio da leitura”, comenta Paulo Teodoro, diretor da EMEIEF Professora Maria Carmelita de Moraes.

O acesso à leitura ainda é um desafio no país. Dados do Censo Escolar de 2022 mostram que apenas um terço das escolas públicas brasileiras contam com biblioteca adequada. A situação se mostra ainda mais grave quando são observados apenas os dados da educação infantil, em que somente 18% das unidades apresentam o espaço para consulta e empréstimo de livros.

A dificuldade no acesso à leitura prejudica a formação de novos leitores com o passar do tempo. De 2015 a 2019, mais de 93 milhões de brasileiros afirmaram não terem lido ou que não leram nenhum livro, como indica a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita em 2020. Esse número representa uma queda de 56% para 52% no número de leitores do país em comparação com a mesma pesquisa feita anteriormente.

“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.

Patrocinadora do projeto, a BASF espera desenvolver nos estudantes o interesse por temas da atualidade, como a preservação do meio ambiente e o respeito à diferença. A atuação da empresa em projetos socioambientais é direcionada para o desenvolvimento das frentes: educação científica, empregabilidade, educação ambiental, e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. “Buscamos engajar mais pessoas em prol da causa socioambiental, por isso, reconhecemos que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades”, declara Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade da BASF.

O Cantos de Leitura está na sua oitava edição e soma mais de 80 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos. A unidade de Guaratinguetá será a 77ª implantada pelo projeto, somando 62 cidades brasileiras beneficiadas.

Cantos de Leitura – É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São 1200 publicações em um espaço convidativo voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.

A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Além do vasto acervo literário, revistas e periódicos são colocados à disposição de um público que hoje ultrapassa 54 mil de pessoas beneficiadas com o acesso à leitura.

Serviço: Projeto Cantos de Leitura – 8ª EdiçãoOnde: Escola Municipal Professora Maria Carmelita de Moraes. Endereço: Av. Benedito de Tolêdo, Jardim Primavera – Guaratinguetá (SP) | CEP: 12520-350. Inauguração: 2/7 (terça-feira). Horário: 10h

Sobre a BASF

Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare é movida pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Com 16 anos de trajetória, a empresa é referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Rocha Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará