
Como destacar suas habilidades no currículo
Veja dicas de como evidenciar sua formação técnica e complementar.
A busca por uma vaga no mercado de trabalho cresce e para conquistar novas oportunidades é preciso estar preparado e saber evidenciar no currículo sua formação. “Os cursos técnicos e complementares podem e devem ser destacados na hora de preparar seu currículo”, revela a docente da área de gestão e negócio, Dalva Maria Ribeiro de Souza, do Senac Guaratinguetá.
Veja algumas dicas da especialista para o seu currículo ganhar destaque e chamar a atenção do recrutador.
Formação técnica
“O curso técnico demonstra que você conhece uma linguagem própria da área, além dos processos que aprendeu durante o curso. A sua ferramenta de marketing pessoal deverá ser usada quando for apresentar um currículo e demonstrar o conhecimento adquirido. Portanto, demonstre que você sabe o que está falando, quando escreve”, explica a especialista.
Cursos complementares
Segundo a docente, “os cursos livres ou complementares são uma boa forma de mostrar que você está sempre atualizado na área em que atua. No currículo, é muito importante que você cite-os. Escreva o nome do curso, a instituição em que cursou, o período, a carga horária e descreva o conteúdo abordado de forma breve”.
Exigências do mercado de trabalho
“O mercado demanda por profissionais cada vez mais completos. A principal exigência para admissão de novos colaboradores continua sendo a capacitação técnica. A capacidade de atualização também é fundamental”, revela a docente.
Confira as exigências do mercado listadas pela especialista:
-
Ter conhecimento mínimo nos programas de computador;
-
Falar e escrever bem a língua portuguesa;
-
Ter domínio do inglês, portanto, é preciso se esforçar para aprendê-lo;
-
Demonstrar interesse em aprender cada vez mais – significa que você pretende sempre melhorar seus resultados;
-
Ser cordial nas relações. Tenha conduta e postura adequadas, demonstrando que você possui valores e ética.