
Empreendimentos serão construídos em duas etapas: primeiro a urbanização dos lotes e depois a edificação das casas; sorteios que já foram realizados serão mantidos.
A Secretaria de Estado da Habitação promoveu nesta segunda-feira, 22 de março, reunião com prefeitos e representantes municipais para tratar da construção de 73 novos empreendimentos em 72 cidades paulistas. O encontro ocorreu de forma virtual, com a participação do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino e de diretores da Companhia.
Ao todo são 6.600 moradias do Programa Nossa Casa – CDHU que serão edificadas em um novo formato. Guaratinguetá dará início na construção das 36 unidades habitacionais nos próximos 6 meses, assim como nos demais municípios. O empreendimento será instalado nas Ruas 9, 10, 14, 15 ,16 e 35 do Loteamento Santa Luzia, com investimentos de R$ 3,6 milhões.
O secretário Flavio Amary explicou aos prefeitos que mudança no formato vai conferir mais agilidade nas obras. A previsão anterior era de que a Caixa Econômica Federal seria responsável pela construção e pelo financiamento das casas. Para que a produção dos empreendimentos seja feita de forma mais rápida, a CDHU assumirá a construção que será executada em duas etapas. Na primeira fase, será realizada a urbanização dos lotes com pavimentação e implantação de água e esgoto e outros itens. Na sequência será feita a edificação das unidades habitacionais.
“Mudamos o modelo de atendimento habitacional. Inovamos o processo com o objetivo de acelerar a implantação dos novos imóveis. A grande novidade é que primeiro urbanizaremos as glebas apresentadas pelos municípios para, na sequência, promover a edificação das casas. Foi um árduo trabalho onde buscamos alternativas para conseguir viabilizar essas novas moradias e estamos muito confiantes de que o projeto terá êxito. Para isso contamos com a retaguarda do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia que mobilizaram recursos para a implantação do programa”, disse o secretário.
O presidente Iapequino também falou do novo quadro e da nova forma de atuação da Companhia. “Este novo formato vai ser mais rápido para implantação dos projetos. É uma novidade, que terá um prazo curto para execução das obras. A expectativa é que no máximo em seis meses devemos estar com os lotes implantados. É uma experiência que antecipa investimentos nesse momento tão complicado, por isso buscamos uma estratégia de atuação mais ágil, inclusive as moradias já foram sorteadas. Agora é só dar andamento no trabalho para garantir as obras”, disse o presidente da CDHU.
As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. O projeto dos imóveis incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Companhia, como pisos cerâmicos com rodapé e laje de concreto em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, estrutura metálica nos telhados e sistema gerador de energia fotovoltaica.
Os sorteios para a seleção das famílias já foram realizados e serão mantidos para esta nova modalidade. O financiamento dos imóveis seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.
O sorteio eletrônico das 36 moradias do empreendimento em Guaratinguetá-G, aconteceu no dia 27 de julho de 2020. Veja a lista dos contemplados que também já havia sido divulgado:
1- Jorge Luis Batista dos Santos
2- Rosilene Aparecida Ayres Lopes
3- Samira Angélica de Carvalho Monteiro Ferreira
4- Lourdes Bernadino da Silva
5- José Renato Alves Nunes
6- Renato Gonçalves de Lima
7- Paula Moreno Faria de Castro
8- Lucinda Maria Ramos
9- Bruna Aline Francisco Santos
10- Maria da Graça Batista do Nascimento
11- Barbara Cristina da Silva Coelho
12- Tiago de Souza Rodrigues
13- Silvia Mara Loiola Dias Silva
14- Lucimara dos Santos Bento
15- Bruna Renata Gonçalves Marinho
16- Sergio Luis Campos Vieira
17- Lincon Alberto de Freitas
18- Magda Cândido Gomes
19- Márcia Maria Costa Ananias
20- Cristiano de Souza Vieira
21- Miriam Aparecida Ferreira
22- Ieda Fátima do Nascimento
23- Renata da Silva Andrade de Lima
24- Elisabete de Oliveira Nascimento
25- Sidnei de Jesus Baliche
26- Katia Cristina de Oliveira Ferreira Godoy
27- Natália Cristina do Rosário
28- Aline Cristine Pereira dos Santos
29- Elisa Rise Pinto Ramos
30- Eunice Júlia de Carvalho
31- Daiane Gonçalves Alves da Silva de Oliveira
32- Samara Ricardi Belarmino
33- Bruna Maria Fiario
34- Emerson Galvão Ambrósio
35- Sandra Regina Fereria Campos Rodrigues
36- Antônio Aparecido Luz dos Santos
Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará – www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você